segunda-feira, 12 de maio de 2008

Uma História escrita pela minha esposa...


Uma viagem de FIAT antigo…No passado Fim-de-Semana de 2, 3 e 4 de Outubro o meu marido resolveu presentear-me com uns dias no Algarve…Como amante de praia que sou, fiquei obviamente entusiasmada.È raro conseguir tantos dias livres para um passeio sem ser de férias, por isso fiquei bastante contente.-Mas…-Disse ele…-Vamos de clássico!Inicialmente ainda pensei que ele se estive a referir ao Alfa Romeo, que apesar de alguma idade ainda reúne uma série de condições que eu considero minimamente fiáveis para uma viagem de tantos quilómetros. Mas não… estava a referir-se ao velho (E digo-o sem medo. VELHO!!!) FIAT 128 que ele tanto monta e desmonta nos tempos livres.Desculpem os amantes de carros antigos, mas não percebo…Se podíamos levar um carro novo com todas as recentes comodidades, porque teríamos de ir naquela coisa antiquada?Rapidamente percebi que ele estava determinado.Lavar, encerar, pintar rodas etc. Nada havia a fazer se não conformar-me…No dia 2 de manhã lá arrancamos em direcção a Alcácer onde na área de serviço outros amigos aguardavam para formar uma pequena caravana. Essa ideia até me agrada pois em caso de avaria é sempre reconfortante saber que não estamos sós.O dia estava muito agradável, e aquela caravana de veículos, desfasados no tempo, contrastando com a paisagem Alentejana, não deixava de ter um sabor algo nostálgico.Quando chegamos ao hotel tínhamos deixado para trás cerca de 250kms de estrada num carro com 34 anos…ainda faltava o regresso…Em Armação de Pêra sentia-se o cheirinho a maresia e um ambiente balnear que foi realmente o que me convenceu a esta aventura.O passeio correu regularmente sem contratempos, nem avarias. Mas eu junto com uma companheira destas coisas, cujo marido é como o meu, a determinada altura, resolvemos deixa-los entregues á sua sorte e fomos para a praia desfrutar de algo que realmente gostamos.Eles lá ficaram divertidos (e aliviados pela nossa ausência) a brincar como garotos crescidos em provas de perícia e coisas assim.Todo o fim-de-semana foi agradável e divertido, recordei algumas coisas que já não via desde os tempos em que vinha ao Algarve com os meus pais á muitos anos atrás, alem de um convívio muito salutar entre os participantes deste encontro.Agora no último dia faltavam mais 250kms de regresso, com a noite a cair… Ai!Ao contrário do que eu esperava o FIAT até se portou á altura. Embora numa ou noutra ultrapassagem fosse nítida a sensação de que uma roda saltava ou qualquer coisa partia… mas não. O carrito lá seguiu a sua jornada com o meu marido confiante ao volante.Respirei de alívio ao chegar ao último cruzamento, antes de casa.-Agora se ele avariar, já posso ir a pé!!!O meu marido não achou muita graça, depois de ter feito 700kms sem qualquer problema aquele comentário irónico teve algo de desagradável…Mas pronto tudo correu bem e o amarelinho não nos deixou ficar mal e isso é que importa não é?

Sem comentários: