sexta-feira, 6 de junho de 2008

Um sonho de Adolescencia




Á muito que a ideia de restaurar o primeiro carro que eu comprei me vinha atormentando. A vida, porem nem sempre permite perseguir sonhos e por vezes temos de esperar até atingir as condições de realização dos nossos desejos.
O sprint veloce foi um dos carros de culto da minha adolescência ou não se trata-se de um coupe típico.
A presença da adrenalina intensificava-se com aquele som distante e rouco que antevia a passagem do carro dos meus sonhos em frente dos meus olhos.
Como nem sequer tinha carta ou possibilidade de a ter com quinze anos, o desejo ia sendo contido… embora nunca tivesse passado de todo.
Em Janeiro de 1996, a velha carrinha Fiat 128 começava a dar amplos sinais de desgaste em relação á utilização que lhe era exigida.
Junto com o meu pai decidimos que já era tempo de surgir um novo veículo de transporte na família (Sem nunca desprezar a amada branquinha que continuaria a ser utilizada pelo meu pai…)
Fomos até um stand em Setúbal, de um amigo do meu pai para ver as possibilidades de compra mais imediatas…
Ao fundo stand lá estava a inspiração da adolescência, o desejo contido ao alcance de um cheque…
Um Alfa Romeo Sprint veloce de 1987 de cor cinzenta com apenas 42.000kms a pedir por tudo…
Compra-me!!!
Foram todas a economias conseguidas em seis meses de trabalho, 750cts mas valeu a pena.
Este foi o começo de uma grande amizade da qual nunca mais abdiquei!
Durante seis anos este foi o meu companheiro fiel para qualquer deslocação.
As saídas com a namorada, mais tarde esposa uma ou outra viagem pelo norte de Portugal e claro… as deslocações quase diárias para o emprego em Setúbal, foram estreitando este relacionamento de amizade.
Em 2001 o meu “amigo” já com 100.000kms acusava os primeiros sinais de cansaço. Começava a gastar óleo entre os intervalos da revisão e a força de “trepador”, em subidas, já obrigava a trabalho de caixa de velocidades.
A velocidade de curso continuava a ser uma tónica mas o velho Alfa estava a ficar indiscutivelmente cansado.
Estava a chegar ao momento de trocar de veículo…
As deslocações para Setúbal já imponham a necessidade de um carro mais económico, assim como as necessidades familiares não eram já compatíveis com um coupe.
Mas podemos alguma vez abandonar um amigo só por que deixou de nos interessar?
Claro que não!
O novo carro a diesel foi comprado mas o Alfa Romeo sprint continuaria a existir no seio da família!
Primeiro tratar do motor.
Com o apoio do mestre Fernando Neto o motor foi retirado e revisado ao mais ínfimo pormenor, levando apoios novos, segmentos, rolamentos e tudo a que um motor saído de fábrica teria direito mais o carinho e gosto pessoal deste amigo mecânico. A antiga pujança do meu carrinho foi assim recuperada até ao mais ínfimo pormenor.
No final desta grande revisão diz-me assim o mecânico:
Só os segmentos acusavam desgaste… todos os restantes órgãos mantinham as medidas de fabrica… É muito raro encontrar sprints assim (O mesmo digo eu em relação a mecânicos…).
Faltava agora a plástica… Em termos de chapa o Sprint estava muito estragado com zonas de corrosão tão acentuadas que uma simples caneta era suficiente para atravessar a chapa de um lado a outro.
Foi necessário aguardar mais de um ano até reunir as condições necessárias a um restauro cuidado. Em Março de 2004 entrou numa oficina de bate chapa e pintura para ficar, durante cinco meses submetido aos cuidados do mestre Custódio na Auto-escapes do Sul, no Barreiro.
Dificuldades?
Frisos laterais; elevadores dos vidros traseiros e tecido para os estofos.
Apesar do modelo não possuir ainda 20 anos é impressionante a dificuldade em arranjar peças de substituição. Inclusive na própria marca.
Mas enfim…
O meu Sprint está de novo nas estradas com toda a honra que merece, e a partir de agora está de novo pronto para a acção e para se encontrar com outros clássicos do mesmo nível.
Vale ou não vale a pena sonhar?

Luís Fernando de Oliveira e Silva

Sem comentários: